domingo, 22 de novembro de 2009

A NECESSIDADE DE PERCORRER UM CAMINHO FORMATIVO

“Não basta evangelizar, é preciso se evangelizado”
“Não basta profetizar, é preciso ser uma profecia para este tempo.”

Com esse apelo quero contribuir para que aumentemos a nossa consciência quanto à necessidade de nos encontrarmos diariamente e aprendermos com Jesus, para então ministrarmos ao mundo o Seu Evangelho. “Sou eu, que estou falando contigo”(Jo 4,26)
A Salvação de Jesus Cristo traz o ser humano sempre para a verdade, e a formação é a via segura que nos remete a esse encontro com a Verdade, que também é Caminho e Vida. “Quem pratica a verdade, se aproxima da luz, já que são praticadas em Deus”(Jo 3,21).
Todo homem ou mulher que quer se consagrar à Deus precisa percorrer essa caminho formativo: a própria vida de Cristo que nos revela o Pai e o seu Espírito e que nos leva a consciência de quem é Deus e quem somos nós, tornando-nos verdadeiros adoradores em Espírito e Verdade, e fazendo com que nos sintamos filhos muito amados, dispostos a nos entregar às mãos do Pai.
O documento da Igreja dirigido àqueles que buscam um Vida Consagrada nos exorta:
A primeira tarefa da vida consagrada é tornar visíveis as maravilhas que Deus realiza na frágil humanidade das pessoas chamadas.
Para tornar visível as maravilhas de Deus em nós, é preciso percorrer este caminho de formação, deixando-nos ser iluminados pela verdadeira luz. E sob essa luz precisamos permitir que toda a nossa história pessoal seja partilhada, acolhida e amada para então ser repassada e entregue, como ofertório, para Aquele que pode transformar, perdoar e curar. Só assim nos tornaremos, cada vez mais, homens e mulheres livres para respondermos, com docilidade, as solicitações diárias do Espírito Santo, que vai revelando sua obra original, sonhada por Deus.
Para nós, a forma é Cristo!
Se o objetivo central é ser como Cristo, a resposta é pessoal. Assim sendo, a pessoa deve assumir a sua responsabilidade quanto à escolha que quer fazer para a sua vida.
Assumir essa escolha é abrir-se para a ação do Espírito Santo. Aquele que teceu Jesus no ventre de Maria, também quer tecê-Lo em nossos corações. Por isso, a formação por excelência não é em si um conteúdo, mas é, antes de tudo, uma resposta livre do homem ao Espírito Santo, que age através dos meios propostos: literatura adequada aos assuntos formativos, dinâmicas, oração pessoal, intimidade constante com Deus, convivência fraterna e serviço.
Sobretudo a vida comunitária no carisma, em todos os seus desafios, é itinerário formativo para que haja este encontro: eu com Ele e Ele comigo!
Que sob a observação e cuidados da Sagrada Família de Nazaré tenhamos a coragem de nos configurarmos à Cristo,
Graça e paz,
Rodrigo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário